Na manhã desta segunda-feira (22), cerca de 30 técnicos de enfermagem do Hospital Estadual Central (HEC) realizaram uma manifestação com reivindicações para a categoria. A diretoria hospitalar, juntamente com a assessoria jurídica da iNOVA CAPIXABA, recebeu representantes dos trabalhadores e do sindicato para ouvir as reinvidicações e esclarece:
Insalubridade: O índice percentual pago é calculado de acordo com laudo técnico da engenharia do trabalho para aqueles profissionais que estão em áreas de risco.
Qualidade dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s): Os EPI’s fornecidos são 100% adequados ao manejo de Covid com total suficiência de estoque.
Contratação de colaboradores sem experiência em processo seletivo: As contratações de técnicos de enfermagem foram feitas por meio de processo seletivo simplificado, realizado pelo Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE), que atestou a experiência dos candidatos. Devido a pandemia, a realização da rotina do Programa de Educação Continuada oferecida pela instituição precisou se adequar para manter, dentro do possível, virtualmente suas atividades como, por exemplo, a recente reunião científica promovida pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar ocorrida na última sexta-feira (19).
Realização dos atuais 15 plantões mensais: A diretoria executiva da Fundação Estadual de Inovação em Saúde, administradora do HEC, afirma que preza pela saúde e pelas melhores condições de trabalho dos seus colaboradores e, por isso, mantém diálogo direto e horizontal com todos os profissionais de saúde e serviços da instituição a fim de oferecer soluções para o desempenho e bem estar coletivo.
Diante do exposto, a direção da Inova Capixaba confirma a realização da reunião com representante da categoria de técnicos de enfermagem do hospital no próximo dia 5 de abril, às 15h, na Sala de Reunião do HEC, definidos, tendo convidado o Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Espírito Santo (SITAEN).
Informamos, também, que a manifestação dos colaboradores não interferiu no atendimento aos pacientes.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais
asscom@saude.es.gov.br
Comunicação iNOVA Capixaba