
Cuidar da saúde é um ato de coragem. E a trajetória de Heverton Caliman, coordenador de Farmácia do Hospital Estadual Central, localizado em Vitória, mostra como pequenas escolhas podem transformar o bem-estar masculino, especialmente em um cenário em que muitos homens adiam consultas e deixam o autocuidado em segundo plano, fortalecendo a mensagem importante do “Novembro Azul”.
A mudança do profissional começou há alguns anos, quando chegou aos três dígitos na balança, além disso, alguns exames já estavam alterados, o que significou a sua “virada de chave”. Preocupado com o impacto que aquilo poderia ter na vida e na rotina, Everton decidiu agir e iniciar uma atividade física, e ele escolheu a corrida. “É muito difícil começar, principalmente a corrida, mas a sensação depois que você termina é muito boa. Isso acaba estimulando a continuar”, contou Caliman.
O ritmo constante trouxe resultados expressivos, com uma perda significativa de peso e ganhos importantes na saúde e na qualidade de vida. Com o tempo, vieram também aprendizados sobre cuidado e prevenção. “Eu comecei a correr por conta própria, sem acompanhamento, sem fortalecimento ou alongamento. Acabei tendo algumas sequelas”, disse. Hoje, ele combina musculação e exercícios aeróbicos e reforça que fortalecer o corpo é tão essencial quanto se movimentar.
Mesmo com a rotina intensa, Heverton Caliman encontrou espaço para manter o autocuidado. O exemplo do profissional reforça a mensagem do ‘Novembro Azul’, que é marcado pelo período oportuno para intensificar as mensagens do cuidado integral à saúde dos homens. “A gente sabe como é difícil arrumar tempo, mas tem que dar um jeito. Eu malho à noite ou no horário do almoço. Saúde tem que ser prioridade”, afirmou.
Sobre a Fundação
Criada em 05 de março de 2020 pelo Governo do Estado do Espírito Santo — por meio do Decreto Nº 4585-R — a Fundação Estadual de Inovação em Saúde (iNOVA Capixaba) é uma fundação pública com personalidade jurídica de direito privado, vinculada à Secretaria da Saúde (Sesa). Dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, conforme a Lei Complementar N° 924 de 17 de outubro de 2019, a iNOVA Capixaba tem como missão aperfeiçoar a gestão hospitalar, promovendo a melhoria da saúde pública, redução de custos, regulamentação de compras e cumprimento de metas de desempenho. A iNOVA desenvolve um modelo focado na prestação de serviços ágeis e resolutivos, com o objetivo de solucionar demandas estruturais do sistema de saúde no Espírito Santo.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Comunicação iNOVA Capixaba
Luan Ribeiro / Giuliana Pedrini / Henrique Alves / Vinícius Gusmão / Anna Beatriz Figueiredo