Governo do Estado do Espírito Santo
20/11/2020 11h03 - Atualizado em 11/05/2021 17h28

Ouvidorias iNOVA Capixaba e Sesa realizam pesquisa de satisfação dos usuários SUS no HABF

No mês de outubro, foi realizado no Hospital Antônio Bezerra de Faria (HABF) um projeto-piloto de pesquisa sobre a satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O levantamento, realizado pelas ouvidorias da Secretaria da Saúde (Sesa) e da Fundação iNOVA Capixaba, juntamente com a equipe de Assistência Social do HABF, teve o intuito de avaliar a qualidade dos serviços prestados, bem como desenvolver um novo método para subsidiar a gestão em busca de melhorias.

De acordo com a Lei 13.460/2017, as pesquisas de satisfação devem ser feitas ao menos uma vez ao ano com os usuários dos serviços públicos. Na pesquisa, foram contemplados os seguintes tópicos e setores: equipe de enfermagem, equipe médica, ambiente hospitalar, uso de medicamentos/tratamentos, alimentação e avaliação geral durante a internação.

Segundo o ouvidor da iNOVA Capixaba, Jefferson Neves, “é importante destacar que a presente pesquisa também serviu para divulgação do canal da Ouvidoria iNOVA Capixaba, disponível no site da fundação (inovacapixaba.es.gov.br), para que os usuários e funcionários registrem suas manifestações”.

Resultados preliminares

Nos dias 13 e 14 de novembro, foram realizadas reuniões para apresentação dos resultados preliminares obtidos nas pesquisas com pacientes e acompanhantes do SUS, usuários dos serviços prestados pelo HABF.

Posteriormente, os dados serão disponibilizados no menu transparência do site da iNOVA Capixaba e as melhorias emergenciais apontadas pelos usuários passarão a ser implementadas pela fundação, em parceria com a Sesa e a direção do HABF.

“A Ouvidoria é um espaço aberto a todos, pois é um instrumento para auxiliar o cidadão no controle, avaliação e acompanhamento da administração, bem como promover as mudanças necessárias para o bom funcionamento dos serviços de saúde prestados nas unidades administradas pela instituição”, informou Jefferson Neves.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
asscom@saude.es.gov.br

Comunicação iNOVA Capixaba
comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard