09/01/2023 19h23 - Atualizado em 09/01/2023 19h27

Primeira reunião de alinhamento da iNOVA Capixaba em 2023 conta com presença do novo secretário de Estado da Saúde

O ano de 2023 será de consolidação do trabalho da Fundação Estadual de Inovação em Saúde – iNOVA Capixaba. É o que afirmou o governador do Estado, Renato Casagrande, na mensagem em vídeo exibida durante a primeira Reunião de Alinhamento da Fundação neste novo Governo. O evento foi realizado na última sexta-feira (06) e contou com a presença do novo secretário de Estado da Saúde, Miguel Paulo Duarte Neto.

Durante o encontro, foram apontados os desafios da Fundação para o ano que começa e debatidos os pontos de pauta da reunião. O momento também foi de incentivo aos colaboradores da sede da iNOVA e das unidades hospitalares para uma prestação de serviço cada vez melhor e mais eficiente à população capixaba que depende do Sistema Único de Saúde (SUS).

A reunião foi conduzida pelo diretor-geral da iNOVA Capixaba, Rafael Amorim, e contou com a presença dos colaboradores do corporativo, diretorias e gerências hospitalares. Houve também um momento de fé e reflexão ministrado pelo pastor Kemuel Sotero Pinto, que preside a Assembleia de Deus do bairro Aribiri (Vila Velha), para introduzir os trabalhos.

A mensagem do governador Renato Casagrande abordou os desafios da gestão com eficiência. “Criamos a Fundação para especializar a gestão dos nossos hospitais. Queremos que a iNOVA Capixaba avance para mais unidades assistenciais do Estado, tendo o objetivo claro de melhorar o acolhimento e o atendimento aos cidadãos para salvar cada vez mais vidas de pessoas que dependem da saúde pública, com mais eficiência e economia de recursos”, afirmou o governador.

Em seguida, o secretário Miguel Duarte explanou como a Fundação é um instrumento importante do Estado e que pode fazer a diferença para os usuários da Rede Pública Estadual de Saúde.

"A iNOVA é uma grande aliada de políticas públicas em saúde. As pessoas aqui têm competências, conhecimentos, histórias de vida e valores diferentes, mas que precisam estar interligados com um único objetivo: o paciente que está lá fora”, declarou Duarte.

Comunicação e eventos

O calendário de eventos de 2023 foi o tema inicial da reunião e o diretor Rafael Amorim destacou as principais atividades já definidas para o decorrer do ano. Entre elas estão o I Simpósio de Inovação e Gestão em Saúde, organizado pela Fundação, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES), que está marcado para acontecer no mês de junho; e a VI edição do Simpósio Capixaba de AVC, previsto para agosto.

Em seguida, o gestor de Comunicação da iNOVA Capixaba, Luan Ribeiro, apresentou as atividades, projetos e as possibilidades que a comunicação corporativa oferece para a condução das demandas administrativas e assistenciais nos hospitais.

O diretor-geral prosseguiu a reunião apresentando os resultados da Pesquisa de Satisfação dos Colaboradores, salientando que a avaliação é uma oportunidade para melhoria do clima organizacional.

Gestão

A primeira reunião de alinhamento deste ano revelou uma importante novidade: a Fundação concederá bolsas de estudos para um curso de pós-graduação em Gestão e Auditoria Hospitalar. A oportunidade será ofertada por meio da modalidade remota, em parceria com a Universidade Vila Velha (UVV). O edital será publicado nas próximas semanas com a oferta de 20 vagas.

Rafael Amorim também elencou os principais desafios da iNOVA Capixaba em 2023: assumir até três novos hospitais; melhorar a performance dos hospitais e das unidades do corporativo; auxiliar a Secretaria da Saúde (Sesa) na redução das filas de cirurgias eletivas e exames; melhorar a humanização e a qualidade dos serviços prestados aos usuários; promover mais felicidade e pertencimento aos colaboradores; e realizar o concurso público do Hospital Antonio Bezerra de Faria (HABF).

“Temos a missão de migrar mais hospitais do Estado e estamos prontos para isso. Agradeço ao governador Renato Casagrande pela confiança e investimento na iNOVA Capixaba para a realização de melhorias inteligentes e, principalmente, eficientes dos hospitais estaduais, com responsabilidade fiscal e expertise criativa do nosso corpo gestor”, completou Amorim.

Para o diretor-geral do Hospital Antônio Bezerra de Faria (HABF), Neio Lucio Fraga Pereira, a reunião mostrou que, em 2023, a Fundação seguirá atuando em consonância com os princípios do SUS. “A Fundação iNOVA Capixaba foi criada por lei, pelo Governo do Estado, para facilitar a gestão dos hospitais próprios da rede estadual. É um instrumento que não terceiriza o que é público. Então, nesse momento em que estamos reafirmando o SUS, a Fundação cumpre seu papel com excelência, com o HABF e o Hospital Estadual Central, honrando a missão de oferecer saúde de qualidade para a população capixaba”, disse.

Já o diretor-geral do Hospital Estadual Central – Dr. Benício Tavares Pereira (HEC), Claudio Nunes, destacou que a reunião evidenciou a capacidade da iNOVa Capixaba em superar desafios de gestão. “Foi muito prazeroso ver que nós temos um norte. A iNOVA Capixaba está em um processo de amadurecimento e é muito bom estar trabalhando nesse momento com esses desafios, alguns bastante interessantes, como a perspectiva de entrada de mais três hospitais ao longo deste ano. Nós, do HEC, estamos prontos a cooperar e avançar em todas as variáveis que foram apresentadas”, pontuou.

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo

Luan Ribeiro / Giuliana Pedrini / Henrique Alves