Governo do Estado do Espírito Santo
23/03/2021 12h28

Profissionais de saúde debatem prevenção de infecção nos hospitais

Com o atual cenário de alto risco de infecção pelo novo Coronavírus (Covid-19), o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Estadual Central (SCIH-HEC) realizou, na última sexta-feira (19) - com público presencialmente reduzido atendendo aos protocolos de segurança sanitária e aberto em ambiente virtual -, a reunião científica com o tema “Sensibilização das equipes assistenciais às práticas de prevenção de infecção hospitalar”.

O evento teve como objetivo dividir responsabilidades e conscientizar equipes assistenciais quanto à importância dos processos de prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras), refletindo nos indicadores de resultado, na morbidade e mortalidade dos pacientes.

A enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HEC, Terezinha Lopes, falou sobre a iniciativa. “Discussões como essa são extremamente necessárias, pois quando falamos de medidas simples e efetivas que podem prevenir os eventos infecciosos, unimos esforços para combater eventos adversos graves”, afirmou.

A reunião contou com a participação de grande parte dos gestores assistenciais, da direção e de colaboradores que atuam diretamente no cuidado com o paciente.

“O SCIH entende que os planos de ação efetivos só são bem sucedidos quando todos os envolvidos são participantes, desse modo, quando surgiu  a ideia de envolver as equipes em um momento de crescimento e discussão compartilhei com a direção e logo aproveitamos a oportunidade”, frisou a enfermeira Terezinha Lopes.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard