Governo do Estado do Espírito Santo
06/06/2022 17h27

Projeto Desenvolver: iNOVA Capixaba abre ciclo 2022 com palestras

A Fundação Estadual de Inovação em Saúde – iNOVA Capixaba deu início ao Ciclo 2022 do Programa de Desenvolvimento de Líderes – Desenvolver. Colaboradores do Hospital Antônio Bezerra de Faria (HABF) e do Hospital Estadual Central – Dr. Benício Tavares Pereira (HEC) participaram, nos dias 24 e 25 de maio, da palestra “A importância da Pesquisa Clínica para a Inovação em Saúde”, ministrada pela enfermeira Renata Vicente da Penha, mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). 

O projeto Desenvolver é coordenado pela Gerência de Ensino, Pesquisa e Inovação da iNOVA Capixaba. Durante a apresentação, a enfermeira Renata Vicente da Penha ressaltou que a pesquisa clínica reúne estudos que envolvem seres humanos, visando a avaliar a eficácia e a segurança nos tratamentos de saúde. “O desenvolvimento de pesquisas clínicas possibilita o aperfeiçoamento permanente dos processos na instituição hospitalar”, pontuou.

A palestrante também destacou que a pesquisa clínica pode trazer recursos para as instituições hospitalares. “Muitas vezes, o hospital não tem algum equipamento ou estrutura, mas tem o público-alvo que é perfil do estudo. Portanto, às vezes, o patrocinador pode investir no hospital para realizar o estudo, mesmo que a instituição, em princípio, não tenha todos os equipamentos necessários”, acrescentou Renata Vicente da Penha, que é diretora de Assuntos Clínicos e Contratos do Centro de Avaliação de Medicamentos e Especialidades de Pesquisa (Cenders).

A gerente de Ensino, Pesquisa e Inovação da iNOVA Capixaba, Ana Carolina Ramos, ressaltou que todos os colaboradores de uma unidade hospitalar são importantes e podem ter ideias inovadoras. “Pesquisa e inovação são possíveis de serem feitas em todas as áreas e dependem delas dentro de um ambiente de saúde”, frisou.

O Hospital Estadual Central é uma unidade referência em estudos na área clínica, sendo o segundo hospital do País com o maior número de inclusão de pacientes para a testagem de medicamento para trompectomia – medicação direcionada a pacientes que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC).

 

Informações à Imprensa:

Comunicação iNOVA Capixaba

Luan Ribeiro / Henrique Alves / Ana Carolina Lima

comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard