
A Região Metropolitana de Saúde do Espírito Santo acaba de alcançar um marco histórico ao receber a Certificação de Região Angels, reconhecida internacionalmente por integrar, de forma coordenada, educação comunitária, atuação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e excelência hospitalar para garantir o melhor resultado possível aos pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC). No centro desse cuidado está o Hospital Estadual Central (HEC), gerido pela Fundação iNOVA Capixaba, que é referência estadual no atendimento ao AVC e peça estratégica para que a região atingisse esse nível de excelência.
“Esse reconhecimento só reforça a importância do trabalho integrado entre os entes e a força do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba. Com a certificação, que visa criar regiões seguras para o AVC, a Região Metropolitana de Saúde do Espírito Santo alcançou esse feito, graças à excelência no atendimento ao AVC, com foco em tempo, protocolo e qualidade”, comemorou o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.
Uma ‘Região Angels’ é aquela em que a conscientização da comunidade, as parcerias com os serviços médicos de emergência e os cuidados hospitalares agudos são continuamente otimizados. Isso só é possível quando todos os atores da linha de cuidado seguem o propósito de excelência no atendimento aos pacientes de AVC desde o primeiro minuto.
“A certificação é resultado de um esforço coordenado que envolveu treinamento, protocolos integrados, registros de desempenho, expansão da cobertura hospitalar e fortalecimento de programas de sensibilização, como o Heróis FAST, que treina crianças para reconhecer os sinais do AVC e salvar vidas”, afirmou o médico neurologista José Antônio Fiorot Júnior, coordenador do Serviço de AVC do HEC.
Ele destaca ainda a participação fundamental do SAMU 192, a dedicação da equipe médica e multidisciplinar da Unidade de AVC do HEC, além do apoio decisivo da Secretaria da Saúde (SESA), da direção do HEC e da Fundação Inova, “elementos que, juntos, tornaram essa conquista possível”, afirmou.
Sobre a etapa de sensibilização, um dos critérios fundamentais para a certificação, Ana Carolina Ramos, gerente de Ensino, Pesquisa e Inovação da Fundação iNOVA Capixaba, destacou os resultados obtidos. “O projeto Heróis FAST foi desenvolvido nas escolas públicas da Prefeitura de Vila Velha e alcançou mais de 2.000 crianças, que foram orientadas a reconhecer os sinais do AVC. Cumprimos a meta estabelecida para a implementação do programa, reforçando que a conscientização que começa na escola fortalece toda a nossa rede de cuidado.”
Sobre a Fundação
Criada em 05 de março de 2020 pelo Governo do Estado do Espírito Santo — por meio do Decreto Nº 4585-R — a Fundação Estadual de Inovação em Saúde (iNOVA Capixaba) é uma fundação pública com personalidade jurídica de direito privado, vinculada à Secretaria da Saúde (Sesa). Dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, conforme a Lei Complementar N° 924 de 17 de outubro de 2019, a iNOVA Capixaba tem como missão aperfeiçoar a gestão hospitalar, promovendo a melhoria da saúde pública, redução de custos, regulamentação de compras e cumprimento de metas de desempenho. A iNOVA desenvolve um modelo focado na prestação de serviços ágeis e resolutivos, com o objetivo de solucionar demandas estruturais do sistema de saúde no Espírito Santo.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Comunicação iNOVA Capixaba
Luan Ribeiro / Giuliana Pedrini / Henrique Alves / Vinícius Gusmão / Anna Beatriz Figueiredo