Governo do Estado do Espírito Santo
30/01/2023 16h47 - Atualizado em 01/02/2023 15h52

Trabalho de humanização do HABF ajuda ex-moradora de rua a ter uma vida nova

Jaqueline Silva Santos tem 28 anos e, após 12 morando nas ruas da Região Metropolitana da Grande Vitória como usuária de drogas e se prostituindo para sustentar o vício, inaugurou, na última sexta-feira (27), um recomeço na vida dela. Em cerimônia no Cartório de Registro Civil da Barra do Jucu, em Vila Velha, ela se casou com o autônomo Carlos Rogério Nascimento Ventura. Eles moram em Santa Paula, também em Vila Velha.

O trabalho de humanização do Hospital Antônio Bezerra de Faria (HABF) desempenhou papel essencial para que essa nova página na vida dos noivos fosse escrita. Na noite da última quarta-feira (25), Jaqueline Santos se acidentou em casa e quebrou um dedo da mão direita. Levada por uma vizinha para a UPA de Riviera da Barra, ela foi transferida no mesmo dia para o HABF.

A cirurgia também foi marcada para a última sexta-feira (27) e os noivos buscaram no hospital autorização para Jaqueline Santos sair para a cerimônia e retornar em seguida. A história comoveu a equipe assistencial e provocou uma mobilização geral, envolvendo a Equipe Multidisciplinar, o Pronto-Socorro, o Centro Cirúrgico e a Direção Hospitalar para antecipar a cirurgia em um dia.

O procedimento foi realizado na quinta-feira (26), às 14 horas, e durou cerca de uma hora. A paciente apresentou boa recuperação.

Jaqueline Santos e Carlos Rogério se conheceram há pouco mais de dois anos e foi o noivo, também ex-usuário de drogas, mas com residência fixa que a ajudou a largar o vício. Os dois estão há dois anos longe das drogas.

Ela nasceu em Conceição da Barra e se mudou para Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, com a mãe aos 13 anos. Aos 14, ainda na cidade fluminense, foi para as ruas e, logo depois, veio para Vitória e ficou vagando pelos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória até os 26 anos.

Produção da noiva

A sensibilidade da equipe assistencial do HABF organizou a produção de maquiagem e cabelo da noiva para a manhã da última sexta-feira (26). O serviço, voluntário, foi realizado pelo maquiador Victor Henrique dos Santos, referência em produção de noivas em Vila Velha, que tem quase 15 mil seguidores no perfil dele do Instagram.

A noiva teve alta e deixou o hospital por volta de 9h20. Depois, ela foi para a Barra do Jucu, sendo levada pela coordenadora do Pronto-Socorro do HABF, Zaira Yonar, em carro particular.

Jaqueline Santos contou que deseja que ela e o marido fiquem cada dia mais fortes e felizes. “Saí do hospital realizada. Os funcionários me deram tudo o que eu precisava e foi maravilhoso. A expectativa agora é que a gente possa ser feliz e cada dia mais forte. E que Deus abençoe nossas vidas e as das pessoas que nos ajudaram”, disse.

Para a coordenadora da equipe multidisciplinar do HABF, Alexsandra Rodrigues, a mobilização do hospital para ajudar uma paciente com essa trajetória de vulnerabilidade social reflete o trabalho de humanização desenvolvido pela instituição.

“É importante porque serve de exemplo para outras pessoas na mesma situação. Um trabalho em equipe faz toda diferença. Não fazemos nada sozinhas. Precisamos de todo o hospital envolvido nesse trabalho de humanização, desde a Direção, Equipe Assistencial, Recepção, Segurança e Higienização”, destacou Alexsandra Rodrigues.

Zaira Yonar também ressaltou o trabalho de humanização desenvolvido pelo hospital. “Trabalhamos a humanização diariamente com a equipe. Recebemos pacientes de várias classes sociais no HABF e, então, temos que ter uma equidade no tratamento. Falar em humanização é falar em empatia e, quando a empatia vale a pena, o trabalho traz uma grande satisfação para o profissional que trabalha na área da saúde”, disse.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br

Comunicação iNOVA Capixaba
Luan Ribeiro / Giuliana Pedrini / Henrique Alves
comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard