Governo do Estado do Espírito Santo
06/06/2022 17h19

UTIs do Hospital Central recebem certificados pela qualidade e desempenho prestados ao SUS capixaba

A Unidades de Tratamento Intensivo do Hospital Estadual Central Dr. Benício Tavares Pereira (HEC), em Vitória, referência no tratamento em Acidente Vascular Cerebral (AVC), recebeu o certificado de Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho, reconhecimento pela qualidade do serviço prestado ao Sistema Único de Saúde no Espírito Santo. As unidades também receberam Certificados de Reconhecimento referentes aos esforços empregados pela equipe multidisciplinar no enfrentamento à pandemia da Covid-19. 

A certificação foi emitida pela Epimed Solutions, instituição especializada em soluções para gestão de informações clínicas e epidemiológicas. O certificado de indicadores garante que as unidades gerenciem os indicadores em consonância com a Resolução da Diretoria Colegiada - RDC N°7, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A gerente hospitalar do HEC, Suelma Nascimento, explica que a Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho é uma verificação realizada em nível nacional. “A certificação indica que os índices ficaram dentro dos parâmetros com uma boa performance, e também nos possibilita avaliar a nossa eficiência”.

Já coordenador de Enfermagem das UTIs do HEC, Frederico Machado de Siqueira, ressalta que o sistema Epimed atua como um orientador para as práticas na unidade. “É uma ferramenta que nos norteia para ações futuras, nos possibilita realizar a gestão das unidades de terapia intensiva, por meio da análise de indicadores, de relatórios, benchmarking qualificado e análises preditivas, permitindo melhorar o entendimento do perfil dos pacientes, a alocação de recursos e eficiência da unidade", aponta.Em relação ao certificado de Reconhecimento, este atesta que o Hospital Central, apesar do período crítico da pandemia, manteve o padrão na prestação de seus serviços. “A Epimed fez um reconhecimento da continuidade do trabalho que já era anteriormente aplicado. Isso quer dizer que o Central não deixou cair a qualidade e os pacientes continuaram a ser assistidos da mesma forma. Esse reconhecimento é feito pela contribuição assistencial do hospital apesar de todo cenário ocasionado pela pandemia”, esclarece a gerente hospitalar da unidade, Suelma Nascimento.

 

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Luan Ribeiro / Henrique Alves

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