Governo do Estado do Espírito Santo

DIA MUNDIAL DE COMBATE À TUBERCULOSE - PROGRAMAÇÃO

Para o próximo dia 24 de março, quando é lembrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a Fundação iNOVA Capixaba reforça a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para a prevenção da doença.

A tuberculose é uma doença infecciosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode atingir outros órgãos. Apesar de ser uma doença que pode ser prevenida, tratada e até curada, ela ainda ceifa a vida de aproximadamente 4,7 mil brasileiros anualmente. A prevenção mais eficaz contra a propagação da tuberculose é realizar o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento apropriado o mais cedo possível.

Veja a programação nas nossas unidades:

HABF

Abordagem direta e dinâmicas com pacientes, familiares, estagiários e colaboradores.

  • 25/03/24: Manhã 6h na troca do turno e período da tarde em dia ímpar
  • 26/03/24: Manhã 6h na troca do turno e período da tarde em dia par

HEC

  • Data: 25 de março de 2024
  • Local: enfermarias e auditório
  • 08h às 12h: Realização de orientações para usuários e acompanhantes das unidades de internação com distribuição de folder informativo sobre: prevenção, diagnósticos clínico e laboratorial e tratamento da tuberculose e convite para palestra educativa do turno vespertino voltada para os colaboradores e acompanhantes.
  • 14h às 14h30min: Palestra voltada para os colaboradores sobre sinais e sintomas da tuberculose com Drº em infectologia e medicina tropical Murilo Soares Costa (Coordenador da Unidade de Ensino, Pesquisa e Inovação do Hospital Estadual Drª Dório Silva).
  • 14h30min às 15h: Dinâmica de descontração e fixação de conteúdo.
  • 15h às 15h30min: Palestra voltada para os acompanhantes sobre sinais e sintomas da tuberculose com Drº em infectologia e medicina tropical Murilo Soares Costa (Coordenador da Unidade de Ensino, Pesquisa e Inovação do Hospital Estadual Drª Dório Silva).
  • 15h30min às 16h: Dinâmica de descontração e fixação de conteúdo.

HDDS

  • 25/03/2024 – Segunda-Feira

- 07:00 às 09:00 - Trilha Pedagógica instalada no corredor de entrada do HDDS para ação com servidores do plantão ímpar.

- 10:00 às 11:30 - Palestra sobre Sinais e sintomas da Tuberculose no Auditório. Ministrantes: Ana Paula Rodrigues Costa (Enfermeira/MSc. Saúde Coletiva – Programa Estadual de Combate a Tuberculose), Fabíola Karla Correia Ribeiro (Microbiologista – LACEN) e Melissa Fonseca Andrade (Médica infectologista – HUCAM).

  • 26/03/2024 – Terça-feira

- 07:00 às 09:00 – Trilha Pedagógica instalada no corredor de entrada do HDDS para ação com servidores do plantão par.

Público alvo: servidores do HDDS, usuários SUS e acompanhantes (Ambulatório)

    2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard