Governo do Estado do Espírito Santo
20/04/2021 14h40 - Atualizado em 11/05/2021 17h22

Agilidade e humanização são destaques na gestão do Hospital Antônio Bezerra de Faria

No Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria (HEABF), em Vila Velha, em média, por mês, são realizados 3.000 atendimentos de Pronto-Socorro, 1.050 ambulatoriais, 550 internações e 435 cirurgias em 101 leitos estruturados. Esses são os dados que trazem destaque à gestão do HEABF.  

Fundado em 1958, o Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria é referência em Urgência e Emergência Adulto em Vila Velha, sendo o primeiro hospital público do município. A unidade tem perfil Clínico e Cirúrgico de baixa a alta complexidade, nas especialidades de cirurgia geral, vascular, urologia, cirurgia torácica, ortopedia geral, cirurgia de mão, clínica médica geral e diversas subespecialidades de suporte, como infectologia, nefrologia, hematologia, cardiologia e gastroenterologia. 

Para a coordenadora de enfermagem Laudiceia Mello, a equipe assistencial do Hospital Antônio Bezerra de Faria tem um grande diferencial “que é a humanização no trato com os pacientes, tendo um olhar de carinho e atenção às necessidades físicas e emocionais dos pacientes".

Na rede pública, o hospital também recebe notoriedade para os serviços de endoscopia e colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) e pela disponibilidade de uma unidade transfusional de hemoderivados. "Outro fator impactante nos atendimentos à população é a agilidade nas aquisições se insumos, próteses e equipamentos para cirurgias que, antigamente, demoravam meses para serem disponibilizados", complementou Laudiceia Mello.

Desde meados de 2019, com a mudança de gestão, investimentos e expansões foram realizadas, ampliando o número de leitos de UTI, enfermaria e salas de cirurgia. A unidade passou a realizar de 250 cirurgias para 450 por mês.

O diretor geral João Luiz Dornelles esclareceu sobre as melhorias implementadas na atual gestão. "Mudamos os processos de compras tornando-os mais dinâmicos, que era feito por paciente e, na mudança de gestão, foi optado por um modelo mais célere, sendo registrada uma ata de preços de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPMEs), deixando à disposição dos médicos como uma espécie de On Demand de insumos utilizados em uma intervenção médica, mediante programação farmacêutica e cirúrgica", informou Dornelles. 

Com 638 funcionários, o hospital atende como pronto-socorro aberto à livre demanda, sendo um pilar no atendimento à população capixaba, destacando-se nos serviços ambulatoriais e nas especialidades de ortopedia e cirurgia de mão, realizando procedimentos de alta complexidade como reimplantes de membros e cirurgia para lesão do plexo braquial. 

Dornelles atribui esses resultados à cultura organizacional estabelecida no hospital. "Temos uma cultura do cuidado e, com isso, todos os profissionais que chegam para somar na unidade acabam se inserindo a esse processo. Isso está, de fato, enraizado aqui no hospital e, mesmo aqueles profissionais que já não atuam no Bezerra, relatam o nosso clima de união em prol da melhora dos pacientes e do trabalho em equipe que fazemos. Temos uma equipe muito apegada ao hospital, que se dedica com amor às demandas, o que gera bons índices e o reconhecimento das pessoas que são atendidas aqui", destacou o diretor geral. 

Além da administração direta da Secretaria da Saúde (Sesa), o Hospital Antônio Bezerra conta o suporte da Fundação Estadual de Inovação em Saúde (iNOVA Capixaba), trazendo maior qualidade assistencial e eficiência na gestão. 

 

iNOVA Capixaba

A Fundação Estadual de Inovação em Saúde (iNOVA Capixaba) atua para assegurar a prevalência do interesse da população na garantia de seu direito à saúde de qualidade e prestação de serviços.

Criada em 05 de março de 2020 pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio do Decreto Nº 4.585-R, trata-se de uma instituição pública dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial e com quadro pessoal próprio conforme autoriza a Lei Complementar N° 924, de 17 de outubro de 2019.

Arrojada e inovadora, a iNOVA Capixaba desenvolve um modelo focado na prestação de serviços que sejam ágeis e resolutivos, solucionando problemas estruturais da saúde pública no Espírito Santo.
 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais

asscom@saude.es.gov.br

 

Comunicação iNOVA Capixaba

comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard